segunda-feira, 31 de março de 2014

Como secar e desidratar as plantas medicinais



As plantas medicinais devem ser colhidas na época do ano em que ela estiver em flor pois é nesse período que seus princípios ativos estarão mais intensos. Após a colheita elas precisam ser desidratadas a fim de evitar a formação de bolores e mofo, para serem conservadas . Retire a parte da planta que quer utilizar com muito cuidado e com uma ferramenta apropriada, por exemplo uma tesoura, coloque-as num tabuleiro ou esteira para que sequem fora do sol e de ambientes calorentos como a cozinha onde há o vapor que sai das panelas ,  ou pendure-as em local ventilado. A secagem leva alguns dias e  deve ser em local limpo, livre de poeira.
As partes das plantas devem ser desidratas e guardadas separadas umas das outras: caules, flores, folhas, raiz; assim como plantas de espécies diferentes devem ser desidratas separadas.

Logo após a desidratação as plantas devem ser armazenadas em recipientes de bocas largas e bem fechados previamente identificados com uma etiqueta ou rótulo. Atenção que mesmo as plantas desidratadas têm um prazo de validade de aproximadamente um ano, transcorrido esse período deve-se fazer uma nova colheita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário