segunda-feira, 12 de maio de 2014

Chás, infusos e decoctos, como preparar


Chá: para preparar o chá coloca-se a planta na água fria e leva-se ao fogo até iniciar a fervura. Apaga-se o fogo, tampa-se a vasilha e deixa macerar até amornar. O chá deve ser utilizado nos casos de plantas pouco aromáticas, cujas partes utilizadas sejam flores e folhas de aroma suave.
Infusos: Prepara-se o infuso derramando-se sobre a planta, água na temperatura de ebulição.  Deixar macerar em recipiente coberto por pelo menos 15 minutos. Em seguida coar em filtro de papel. Deve ser tomado morno, sem adoçantes, e preparado na hora. Recorre-se ao infuso quando quer se obter uma solução aquosa de plantas delicadas como flores, pétalas e gemas.
Decoctos: Jogar a planta na água fervente deixando ferver por tempo variável conforme as características físicas da planta. Por exemplo: flores e folhas não devem ser fervidas por mais de 5 minutos, já cascas, lenhos e raízes podem precisar de até 15 minutos. Terminada a ebulição, apaga-se o fogo e deixa macerar por uns 10 minutos. Em seguida coar. Também deve ser tomado morno, sem adoçantes e preparado na hora. 

Fonte: Fármacia Caseira

Nenhum comentário:

Postar um comentário