quarta-feira, 14 de maio de 2014

O que são ervas medicinais?


Por definição, erva é qualquer planta que exerça ação terapêutica no corpo. Naturalmente, isso inclui a maior parte das frutas e vegetais, e não apenas as flores ou frutos: folhas, cascas, caules e raízes também podem ser medicinais.
As ervas assemelham-se aos alimentos, e há, de fato, um tênue limite entre os dois.
As vitaminas, os minerais e os oligoelementos contidos nas ervas suprem o organismo de  elementos naturais para sua manutenção. Ao mesmo tempo, os outros agentes medicinais, tais como óleos essenciais, princípios amargos,  taninos e alcalóides, agem mais especificamente no organismo, e cada qual tem afinidade com um sistema ou órgão em particular.
Todas as plantas medicinais contêm uma extensa gama de agentes terapêuticos que demonstram ação variada. A maneira como utilizamos as ervas também influencia seus efeitos no organismo.
Há muitas maneiras de ingerir ervas e obter benefícios dos efeitos terapêuticos, exercendo influência de um modo ou de outro na química do organismo. A forma mais óbvia de tomar ervas é incluí-las na dieta. Saladas com manjericão, coentro, rúcula e salsinha; vinagretes com alho; peixe com dill ou azedinha; batatinhas com hortelã fresca; biscoitos e molhos com gengibre; e pizza com orégano são, sem sabermos, nossos medicamentos diários. Quando esses alimentos são digeridos, os elementos terapêuticos das ervas entram na corrente sanguínea e circulam pelo corpo.
A maioria das ervas aromáticas contém  alta proporção de óleos essenciais com  propriedades antimicrobianas (combatem as infecções). Antes do advento dos refrigeradores, seriam vitais para a saúde (para acabar com qualquer bactéria nos alimentos), além de demonstrar a habilidade culinária do chef.

A pele é um órgão cuja área absorvente – vasta e repleta de minúsculos capilares – retém os princípios ativos da planta, que são conduzidos até a corrente sanguínea. Massageie o corpo com óleos essenciais diluídos, esfregue loções, ungüentos e cremes à base de tinturas, e use compressas e cataplasmas.
O corpo humano é extremamente bem adaptado para metabolizar elementos fitoterápicos da maneira como eles ocorrem na natureza, o que significa que o uso de ervas proporciona baixo risco de efeitos colaterais ou de piora. Porém, é importante que todos os remédios fitoterápicos sejam usados em estado tão natural quanto possível, assegurando-se de que são orgânicos e livres de defensivos químicos e outros poluentes.
Ao escolher ervas, procure colhê-las em locais distantes de estradas ou de plantações que possam ter sido tratadas com pesticidas ou fertilizantes químicos. Evite ainda a colheita em áreas onde não haja profusão de ervas (várias ervas importantes começam a se tornar escassas, beirando a extinção) e em que as plantas pareçam pouco desenvolvidas ou doentes. Ao comprá-las, verifique se vieram de fonte segura.


Livro 100 Receitas de Sáude, Ervas Medicinais de Anne McIntyre

Nenhum comentário:

Postar um comentário