sábado, 26 de julho de 2014

Gengibre


O gengibre além de muito utilizado na culinária também é muito utilizado na medicina. Ele auxilia na digestão de alimentos gordurosos, nos problemas estomacais, combate o mau hálito e cólicas menstruais. Tem ação anti-inflamatória por isso é utilizado para aliviar dores decorrentes da artrite, dores musculares, tosse, bronquite, infecções do trato respiratório. É descongestionante das vias respiratórias por causa da presença dos alcalóides
É um alimento termogênico, ou seja, suas substancias termogenicas aumentam a temperatura corporal, aceleram o metabolismo do organismo e favorece a queima de gordura corporal. Pode aumentar o gasto calórico em 10%.
O gingerol, uma substancia presente no gengibre, é dotado de propriedades antioxidantes e antiinflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos.
Pode ser consumidos através de chás para tratamentos de tosses, gripes e resfriados; no preparo de diversos pratos; sucos que ajudam na eliminação de toxinas.
Como toda planta, deve-se tomar cuidados ao ingerir quantidades exageradas de gengibre, pois ele retarda a coagulação sanguínea, diminui os índices de glicose no sangue e também a pressão arterial.

Suco de limão com gengibre
2 limões
10 g de gengibre
100 g de mel
2 copos de água
Fazero chá por infusão de gengibre, ferver por dois minutos. Amornar. Adicionar os suco dos dois limões e adoçar com mel.
Este suco é muito recomendado em casos de afonia, que é a perda da voz em virtude de intenso uso das cordas vocais ou inflamação da laringe, traquéia ou brônquios, causada por mudanças de temperatura ou após consumo de bebidas geladas.


Fonte http://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/16281-gengibre-raiz-emagrecedora-e-anti-inflamatoria   e o livro 100 Sucos com poderes Medicinais, de Lelington Lobo Franco

Um comentário:

  1. Elisangela,

    Eu uso muito gengibre, inclusive em vitaminas, dá um otimo sabor e faz muito bem à saude. Fiquei com vontade de fazer esta sua dica, amanha colocarei em pratica.

    Bjs

    ResponderExcluir